terça-feira, 30 de outubro de 2012

[REGIÃO SUDESTE] Gastronomia


A cozinha do Sudeste está separada em três regiões bem distintas: o interior, as metrópoles e o litoral. A culinária regional se desenvolveu no campo, com a ajuda de indígenas e portugueses, começou a grande mistura onde se misturavam receitas europeias e ingredientes nativos, como por exemplo, a mandioca, o milho e varias frutas. 

Devido o Ciclo do Ouro em Minas Gerais e o Ciclo do Café em toda a região sudeste, foram sendo trazidos para trabalhar nas fazendas, escravos que agregaram também o seu tempero africano às preparações já existentes. Com a chegada dos imigrantes, no final do século XIX, para trabalhar nas lavouras de café a gastronomia brasileira foi ficando cada vez mais diversificada, por sofrer tantas influencias.A essa mistura toda, somou-se, a influencia exercida pelos tropeiros em São Paulo, foi aí que surgiram receitas com carne-seca, de virados e de farofas, entre outras, pois era mais fácil para transportar e conservar tais alimentos. 

No século XX, São Paulo e Rio de Janeiro se transformaram nos maiores centros gastronômicos do país, com restaurantes especializados na cozinha caseira, de interior, aliado a receitas contemporâneas e internacionais, essas duas metrópoles se destacam no cenário nacional. 

São Paulo virou a terra da pizza italiana, dizem que a feita ali é melhor que a de Nápoles, local na Itália onde nasceu essa iguaria, do sushi preparado como o original no bairro da Liberdade, pela comunidade oriental que habita o lugar. E o Rio inovou com o famoso filé à Osvaldo Aranha e as comidinhas de boteco, que são a cara dos cariocas. 

No litoral de São Paulo ao Espírito Santo há uma grande variedade de peixes e frutos do mar, sempre com uma boa água de coco, caipirinha, ou batidas de frutas. Porém, é no Espírito Santo que a costa do sudeste é mais interessante, no litoral de Vitória, é feita a famosa moqueca capixaba , um ensopado de pescados com urucum e muito coentro, feita em panelas de barro, essa receita reina absoluta nos cardápios dos restaurantes. 

Porém, entre todos os estados que fazem parte da região sudeste, o de mais tradição na gastronomia é o das Minas Gerais. A culinária mineira é famosa em todo o Brasil, tendo vários pratos típicos e que caíram no gosto popular. O pão de queijo mineiro, por exemplo, é muito apreciado em todas as regiões do país. Além desse, não podemos deixar de lembrar: do tutu de feijão, do feijão tropeiro, da galinha ao molho pardo, do leitão à pururuca, do frango com quiabo e inúmeros outros. Além dos pratos citados, o queijo mineiro é também muito apreciado principalmente os produzidos na Serra da Canastra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário