terça-feira, 6 de novembro de 2012

[REGIÃO NORTE] Gastronomia

Composta pelos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. A culinária desta região tem influência indígena e se divide em frutos do mar e frutos da terra. O clima da região quente e úmido. A gastronomia da região norte sofrer forte influencia indígena o que pode ser visto nos seus pratos mais típicos. O consumo de peixe é elevado, tornando o prato do nortista mais saudável, devido às propriedades benéficas deste alimento. O consumo de frutas regionais também é um hábito saudável. 


Pratos Típicos

Caldeirada de Peixe

Espécie de ensopado de pescados. Geralmente são usados os peixes Tambaqui, Pirarucu ou Tucunaré, que são cozidos em água e temperados com ervas da região.


Produtos Típicos

Frutas 

Bacuri, cupuaçu, buriti, bacaba, taperebá, açaí, pupunha. 


Mandioca

É o nome pelo qual é conhecida a espécie comestível e mais largamente difundida no Brasil, composto por diversas variedades de raízes comestíveis.

No caso do aipim (a mandioca-doce ou sem veneno), é consumido também somente descascado e cortado em pedaços que são cozidos e depois fritos. Está presente também no preparo de receitas típicas da Amazônia, como o tacacá e o molho tucupi, que é preparado com o caldo resultante da prensagem da massa. Com suas folhas cozidas, prepara-se a maniçoba. 

Tucupi 

É muito presente na mesa dos brasileiros na região amazônica. Pato no tucupi é um prato muito apreciado. O pato é previamente assado e depois de destrinchado é levado a uma fervura leve num molho de tucupi, pimenta de cheiro, cheiro verde, alfavaca e jambu 



Tacacá 

Tacacá é outra especialidade da culinária amazônica, principalmente "cultuado" pelos acreanos, paraenses, amazonenses, amapaenses e rondonienses. Servido numa cuia natural, o tucupi fervente é derramado sobre uma goma feita da farinha de tapioca. Acrescenta-se uma porção generosa das folhas de jambu e camarão seco completa o prato. 



Maniçoba 

A maniçoba, também conhecida como feijoada paraense, é um dos pratos da culinária brasileira, de origem indígena. O seu preparo é feito com as folhas da maniva/mandioca moídas e cozidas, por aproximadamente uma semana (para que se retire da planta o acido cianídrico, que é venenoso), acrescida de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados. É vendida na feira livre, em forma de bolos ou em refeições tipo "prato feito". A maniçoba cachoeirana tem que ter bastante pimenta. Além de ser um prato muito apreciado no Recôncavo, a maniçoba tem histórias e lendas contadas principalmente pelas pessoas mais antigas. 



Jambu 

Jambu, também conhecida como agrião-do-pará é uma erva típica da região norte do Brasil. O jambu é muito utilizado nas culinárias paraense, amazonense, rondoniense e acriana, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi. Pode-se preparar o jambu da mesma maneira que se prepara a couve refogada, cortando-a fininha e refogando-a no azeite com alho e sal a gosto e bacon cortado em cubinhos. 



Receitas:

Um comentário:

  1. Olá! Estou fazendo um trabalho de geografia, que dava uma região, e deveríamos pesquisar sobre a mesma, temperos, comidas, comércio, festas, rítmos musicais, gírias, etc... Esse site me ajudou muito, obrigado mesmo, por me ajudar nessa "pesquisa" sobre a região norte, obrigado.

    ResponderExcluir