domingo, 4 de novembro de 2012

[REGIÃO NORDESTE] Turismo

Certamente o Nordeste é um dos primeiros lugares a se pensar quando se fala em turismo brasileiro. Nossos pontos turísticos estão entre os mais visitados do mundo. Atraídos pelas praias, pelo clima tropical, cultura, tradições e (porque não?) por nossas comidas, turistas do mundo vem passar suas férias aqui (e muitas vezes acabam ficando). 

Mal se podem listar os atrativos do Nordeste. Do Pelourinho na Bahia, aos lençóis maranhenses, passando pelo arquipélago de Fernando de Noronha e as dunas de Natal, é impossível que um visitante não se encante com essa região. 

Isso tudo tem feito muitos estados investirem nos últimos anos, na criação de polos turísticos, ecoturismo e infraestrutura para melhor receber quem é de “de fora”. A região já possui uma boa infraestrutura hoteleira, tendo o primeiro hotel da América Latina com classificação seis estrelas, e também gastronômica com 28 dos 239 restaurantes estrelados no Brasil, segundo o “Guia Quatro Rodas”. 

Listamos aqui, quatro conhecidos polos turísticos que vale a pena visitar: 

Arquipélago de Fernando de Noronha: Possui três das quatro praias mais bonitas do Brasil. 

Pra quem se interessa por mergulho a Baía do Sancho é um dos melhores pontos de mergulho livre do país (a visibilidade chega a 50 m - e temperatura média de 27ºC). As mais indicadas para o surf são Cacimbra do padre, Boldró e Conceição. A baía de golfinhos serve de mirante para a observação de golfinhos-rotadores, é um espetáculo belíssimo! Mas antes de entrar na água ainda pode-se fazer passeios de bugue ou caminhonete, e conhecer alguns dos projetos de proteção ambiental feitos ali, como o Projeto Tamar de conservação das tartarugas marinhas. 

Por último, o Duda Rei no Morro do Pico fica na Praia da Conceição, é um dos bares de praia mais badalados de Fernando de Noronha. 

Chapada da Diamantina (BA): Numa paisagem de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, a chapada reúne cânions, quedas d’água, rios, corredeiras e cavernas. Para essa visita, é necessário contratar um guia, já que muitas das trilhas não têm sinalização. 

Maragogi (AL): Possuindo um belíssimo conjunto de piscinas naturais, as Galés, Maragogi é considerada o tesouro mais precioso da Costa dos Corais. Chega a ser comparada às ilhas caribenhas, graças à cor azul-turquesa da água, pelos turistas. Além das Galés, que já foram bastante exploradas, há outras piscinas naturais, como Taoca e Barreira de Peroba, que são mais preservadas. Não deixe de provar a Tapioca da Martha, indicada como a melhor tapioca de Maragogi pelo Guia 4 rodas. 

Natal (RN): Além de ser uma cidade histórica, Natal composta as mais belas dunas do país. Impossível passar por lá sem se divertir escalando e deslizando por elasou em aerobundas ou esquibundas na Lagoa de Jacumã. Pra quem se interessa por uma área mais deserta, o lugar ideal é perto da Via Costeira em Ponta Negra. Já para os apreciadores de uma noite mais agitada é só ao chegar na altura do Morro do Careca, símbolo mais fotografado da cidade. 

Para comer bem, é só ir a Ponta Negra, onde se encontram os Chef's Delicatessen Bistrô e Dos Mares, e Petrópolis, onde fica o Cascudo Bistrô, ali seguem concentradas as melhores casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário