domingo, 4 de novembro de 2012

[REGIÃO NORDESTE] Geografia


O Nordeste brasileiro possui mais de 49 milhões de habitantes, quase 30% da população brasileira, sendo a segunda região mais populosa do país. Dessa, cerca de 60% fica concentrada na faixa litorânea (zona da mata) e nas principais capitais, deixando o sertão nordestino e o interior com os níveis mais baixos de densidade populacional. Essa região abrange cerca de 18% do território brasileiro e possui a maior costa litorânea, com 3338 km de praias. 

Em seu relevo, encontramos dois extensos planaltos: o da Borborema e a bacia do Rio Parnaíba, chapadas: como a Diamantina, na Bahia, e a do Araripe, nas divisas com Ceara, Pernambuco, Piauí e Paraíba. 

O Nordeste possui uma media de temperatura entre 20 e 28 graus, e uma média de precipitação de chuvas de 300 mm (as chuvas ocorrem durante no máximo três meses, causando um enorme período de estiagem e consequentemente provocando a seca) e, possui quatro tipos de clima: Equatorial úmido (presente em uma pequena parte do estado do Maranhão, na divisa com o Piauí), Litorâneo úmido (presente do litoral da Bahia ao litoral do Rio Grande do Norte), Tropical (presente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí) e Semiárido (presente em todo o sertão nordestino). 

E, como consequência, essa região possui uma vegetação bastante diversificada: com a Mata Atlântica (Floresta tropical), a Mata dos Cocais (vegetação de transição entre os climas semiárido, equatorial e tropical), o Cerrado (arvores de baixo porte), as Matas ciliares e vegetações litorâneas (mangues, restingas e dunas), e a Caatinga (típica vegetação do sertão). 

Hoje, ela ocupa o terceiro lugar de maior economia nacional e sua participação no Produto Interno Bruto brasileiro foi de 13,5% em 2009, após a Região Sul e à frente da Região Centro-Oeste. A distribuição de renda nessa região melhorou significativamente na década de 2000, mesmo com a crise econômica mundial de 2008-2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário