domingo, 4 de novembro de 2012

[REGIÃO NORTE] Introdução


A região norte atribui um manancial de ingredientes e de cultura popular, o Norte possui na cozinha e no folclore imensa riqueza baseada nos recursos da maior floresta do mundo. 

O Brasil abriga em suas terras, na região Norte do País, um tesouro mundial, essencial para a preservação da vida na terra: A floresta Amazônica. Essa imensa área verde é difícil de ser dimensionada atém mesmo pelo brasileiro. A floresta compreende grande parte do território nacional. Em sua área caberiam sete vezes a França ou 32 países da Europa. A riqueza natural da Amazônia, na porção brasileira, abrange aproximadamente 5 milhões de Km²,sendo 23 mil Km compostos por rios navegáveis que formam verdadeiras “estradas fluviais”, principal meio de transporte da região. O Rio Amazonas, o maior do planeta em vazão de água, está entre eles. A cultura indígena impera no Norte e está presente no folclore e nos ingredientes utilizados nos pratos. Também há uma influência da cultura portuguesa e da africana. 

A culinária Amazonense é a um só tempo marcante e delicada, com requinte nato. Seus ingredientes são peculiares, de gosto surpreendentes, e formam literalmente um manancial de riquezas a serem exploradas. E é cada vez mais importante que essa “exploração’’ se dê de modo consciente e sustentável”. Os produtos da região despertam interesse nos estrelados chefs da cozinha internacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário