domingo, 4 de novembro de 2012

[REGIÃO CENTRO-OESTE] Geografia



Segunda maior região brasileira em extensão territorial, o Centro Oeste conta com uma área de 1 606 371 km² e engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. 

Sua população, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é de cerca de 14.000.000 de habitantes, sendo a menor entre as demais regiões do país. Distribuída de forma irregular, sua densidade demográfica é, ainda segundo o IBGE, de 8,26 habitantes/km², sendo a capital do Distrito Federal - Brasília a cidade brasileira com a maior concentração de habitantes/km².

Seu clima é o tropical semiúmido onde os verões são quentes e chuvosos e o inverno é frio e seco. Nas partes de planalto central, o clima predominante é o tropical de altitude. 

O relevo da região é constituído de três relevos predominantes: planalto central, planalto meridional e a planície do pantanal. 

O planalto central consiste em blocos de rochas, formados pelas chamadas rochas cristalinas e rochas sedimentares, sendo encontradas em algumas partes apresentando ondulações e acidentes e em outras áreas em formação de chapadas como a Chapada dos Veadeiros no Mato Grosso entre outras. 

O planalto meridional é ideal para agricultura por possuir terra roxa, muito fértil e de boa qualidade. Esse relevo é comum na extremidade sul da região.

As planícies do pantanal são regiões inundáveis localizadas entre os planaltos da região Centro Oeste e tem no rio Paraguai o principal responsável por sua formação. O Pantanal Mato-grossense engloba parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e é a maior planície alagável do planeta, além de apresentar altíssimos índices de biodiversidade animal.

No Centro-Oeste podemos encontrar diversos ecossistemas, como o cerrado, pantanal e floresta amazônica, sendo o Mato Grosso o único Estado do país a contar com esses três ecossistemas. Também é considerado o “celeiro do mundo” por ser o maior produtor nacional de grãos e recordista em rebanho bovino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário