domingo, 4 de novembro de 2012

[REGIÃO CENTRO-OESTE] História






A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Apesar da mesma circunscrição geográfica é caracterizada por semelhanças e diferenças, pois se trata de uma região muito extensa. 

Incorporado ao Brasil pelos bandeirantes que ultrapassaram a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas lutando contra a coroa espanhola por mais um pedaço de terra, o Centro-Oeste continua exibindo com nitidez as marcas do processo de colonização passado. Na trilha sonora dos vilarejos às margens dos rios pantaneiros, as polcas paraguaias são mais frequentes que os acordes do samba ou da bossa-nova. 

Região rica em ouro e diamantes, logo foi descoberta pelos bandeirantes o que provocou uma corrida aurífera. Assim surgiram as primeiras vilas da região: a Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá (território atual da capital do estado do Mato Grosso), Vila Boa, o atual estado de Goiás e a Meya Ponte, hoje município de Pirenópolis. 

Uma das primeiras atividades da economia da região foi a criação de gado. Seu povoamento é consequência dos fluxos migratórios - primeiro com o transporte de gado do Sul e Sudeste para as fazendas do Centro-Oeste, além da atuação dos bandeirantes paulistas e, nas últimas décadas, por correntes migratórias, principalmente da Região Nordeste. Esse processo se intensificou na década de 1950, com a construção de Brasília. Mas o Centro-Oeste brasileiro tem absorvido fluxos migratórios de todo Brasil, são pessoas vindas de vários locais do país em busca de emprego e melhores condições de vida. 

Durante o passar dos anos as delimitações territoriais sofreram algumas mudanças como o desmembramento do Mato Grosso em 1977 dando origem ao Mato Grosso do Sul, a cessão de 40% do território de Goiás para a formação do estado de Tocantins em 1988, e a implantação do Distrito Federal, no Planalto Central no estado de Goiás em 1960. 

Brasília, capital do país e centro do poder político da União, trouxe com ela não só o substancial aumento populacional como também valorosa contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da região Centro-Oeste. 

A região Centro-Oeste atualmente conta com um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de R$ 279 bilhões, sendo mais de R$ 100 bilhões só do Distrito Federal e um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ­- marca 0,815, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


Referências: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Nenhum comentário:

Postar um comentário