Os primeiros habitantes da Região Norte, como no resto do Brasil, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade de tribos e aldeias, do período pré-colombiano até a chegada dos europeus.
Em 1616 chegaram os portugueses. Eles construíram fortes militares para defender a região contra a invasão de outros povos. Os portugueses também se interessaram pelas riquezas da Floresta Amazônica. Os missionários vieram para a região à procura de índios para catequizar. Eles reuniam os índios em aldeias chamadas missões. As missões deram origem a várias cidades.
Os brasileiros de outros estados, principalmente nordestinos, vieram para a Região Norte a fim de trabalhar na extração da borracha. A extração da borracha apresentou-se como atrativo para chegada de vários brasileiros de outros estados buscava trabalhar com essa cultura, os nordestinos representam o maior contingente de emigrantes. Muitas famílias japonesas vieram trabalhar nas colônias agrícolas. Os japoneses iniciaram a plantação da pimenta-do-reino e da juta. Durante as décadas de 60, 70 e 80, os governos militares implantaram um grande plano de integração dessa região com as demais regiões do Brasil, incluindo a construção de várias rodovias, instalação de indústrias e a criação da zona franca de Manaus.
Com folclore próprio, as grandes atrações são o Festival Folclórico do Boi-Bumbá de Parintins/AM, o Círio de Nazaré, em Belém/PA, o Çairé (com Ç mesmo), em Santarém/PA e as danças típicas, Marujada, Carimbó e Cirandas. Como Samba lelê e outros Na região, existem os teatros mais belos do Brasil e semelhante, que são: Theatro da Paz, localizado em Belém e o Teatro Amazonas, localizado em Manaus e uma mistura da arte barroca, rococó e outras artes além de ser o principal símbolo do áureo da borracha, na época a cidade de Belém e Manaus eram as localidades mais ricas do Brasil. Logo sugiram outras cidades que estão fazendo parte da historia e da cultura desta região, e que hoje tem um valor na origem do amazonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário