terça-feira, 30 de outubro de 2012

[REGIÃO SUDESTE] História



A partir do Século XVIII o eixo das decisões que até então era na região Nordeste, transferiu-se para o Sudeste, essa região passou a ser o centro administrativo do Brasil. 

Este fato ocorreu devido à exploração do ouro, que levou à região das Minas Gerais um imenso contingente de migrantes, tanto portugueses como de outras regiões da colônia. Partiam do Sudeste os bandeirantes – aventureiros que, em busca de riquezas, acabaram desbravando as terras inóspitas da colônia e expandindo os limites do território português. 



O Rio de Janeiro tornou-se capital da colônia em 1763, no lugar de Salvador. Em 1808 a corte lusitana transferiu-se para a cidade; em 1815 esta foi declarada oficialmente sede do Império Português. Com isso o Rio de Janeiro passou por uma série de remodelações: avenidas foram abertas, praças e jardins implantados, construções luxuosas erguidas. O papel de centro administrativo e político se mantiveram ao longo do tempo: com a independência, o Rio transformou-se na capital do Brasil  posto que ocuparia até a construção de Brasília, em 1960. 



São Paulo passou a primeiro plano já no período republicano. Ao lado de Minas Gerais, onde dominou o cenário nacional, na chamada “política do café com leite”, pacto pelo qual políticos dos dois estados se revezavam no governo federal. Com a vinda dos imigrantes europeus e mais tarde japoneses, estes passaram a fornecer mão de obra para as culturas agrícolas da região. Posteriormente povoariam também as cidades, em especial São Paulo, seguindo o fluxo da industrialização. 

A vitalidade econômica do sudeste continua atraindo trabalhadores de vários cantos do Brasil e do mundo: uma mescla de hábitos e culturas que lhe confere uma atmosfera cosmopolita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário