terça-feira, 30 de outubro de 2012

[REGIÃO SUDESTE] Introdução




A Região Sudeste é a mais evoluída economicamente do país, é formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Situa-se na parte mais elevada do Planalto Atlântico, onde estão as serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhaço. Ocupa 10,85% do território brasileiro. Sua paisagem típica apresenta formações de montanhas arredondadas, chamadas "mares de morros", e os "pães de açúcar", que são montanhas de agulhas graníticas. O clima predominante no litoral é o tropical atlântico e nos planaltos, o tropical de altitude, com geadas ocasionais.





Possui uma população de aproximadamente 73.000.000 habitantes, o que corresponde a 42,63% do total do país, também possui a maior densidade demográfica do país. As cidades mais populosas do Brasil estão no Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Sua economia é considerada a mais desenvolvida e industrializada do Brasil, nela se concentram mais da metade da produção do país. Possui ainda os maiores rebanhos bovinos, além de significativa produção agrícola, que inclui o cultivo de cana-de-açúcar, laranja e café em lavouras que apresentam bom padrão técnico e alta produtividade. Possui ainda reserva de ferro e manganês na serra do Espinhaço, estado de Minas Gerais, e petróleo em quantidade razoável na bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro.
Na região estão concentradas as maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial é diversificada. São Paulo concentra o maior parque industrial e participa com 36,5% do PIB (referência: 1999). Embora os ramos de calçados e têxtil se mostrem os mais aquecidos.

A diversidade da região estende-se as suas diferentes paisagens, capazes de agradar aos viajantes de todos os gostos. Nela se encontra um litoral recortado, onde em vários pontos a mata chega à borda da areia, e vales e serras que propiciam descanso em meio à natureza e atividades de turismo ecológico. Um território pontuado por cidades de diferentes portes, desde metrópoles modernas até localidades que preservam vestígios do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário