O Rio Grande do Sul, o estado mais meridional do país, é o maior e o mais populoso estado da região Sul. Tem um território de 282.062 km², ou seja, 3,30% da área do país. É o maior estado da região sul. Tem como limites Santa Catarina ao norte, o Oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oeste. É o quarto estado mais rico do país, superado apenas por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É também o quinto mais populoso e o terceiro no que diz respeito ao IDH (índice de desenvolvimento humano).
Sua economia baseia-se na agricultura, pecuária e indústria (alimentícia, têxtil, couro e calçados, madeireira, metalúrgica e química). Além disso, o Rio Grande do Sul possui diversas opções de turismo. As praias do litoral norte, como Capão da Canoa, Tramandaí e Torres são as mais conhecidas no estado. As regiões serranas também atraem milhares de turistas, principalmente no inverno e no verão. As cidades de Gramado e Canela são famosas pelas decorações que realizam nas festas natalinas.
O relevo do Rio Grande do Sul assemelha-se ao do resto do Brasil, pois possui um substrato rochoso muito antigo, que há milhões de anos não sofre manifestações tectônicas expressivas. Por isso mesmo, o relevo é relativamente suave.
O clima do Rio Grande do Sul é classificado como subtropical. No Rio Grande do Sul o ar atmosférico varia muito no decorrer do ano. Isso acontece devido à posição geográfica do estado, que o torna ora dominado por massas de ar tropicais, ora por massas de ar polares.
No Rio Grande do Sul as condições de clima e solo favoreceram tanto a formação de matas quanto a de campos. No litoral, porém, a vegetação é escassa e pobre devido à presença de solos arenosos e com muito sal. A vegetação litorânea é formada por plantas baixas e arbustos, adaptados ao ambiente em que vivem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário