domingo, 21 de outubro de 2012

[REGIÃO SUL] Introdução



É a menor das regiões brasileiras, com uma área total de 577.214 km², compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fazendo fronteira com a região sudeste e centro-oeste, além dos países Uruguai, Paraguai e Argentina. Seus 25.789.083 (2000) habitantes são na maioria descendentes de imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos, devido à imigração no século XIX, que influenciaram a cultura, os costumes, a economia e a gastronomia onde podemos destacar o arroz carreteiro, o chimarrão e o churrasco (típicos do Rio Grande do Sul). Em Santa Catarina destacam-se os pratos a base de camarão, o marreco com repolho roxo e a bijajica. No Paraná, os pratos mais típicos são arroz com pinhão, barreado e o carneiro no buraco.

As maiores cidades (Habitantes/2000): Curitiba-PR; Porto Alegre-RS; Londrina-PR; Joinville-SC; Caxias do Sul-RS; Florianópolis-SC; Pelotas-RS; Canoas-RS; Maringá-PR; Ponta Grossa-PR; Blumenau-SC;  Foz do Iguaçu-PR; Cascavel-PR; Santa Maria-RS.

O clima na região sul apresenta grandes variações, sendo o responsável pelo registro das temperaturas mais baixas do Brasil no inverno, podendo, em algumas localidades, até nevar em determinadas épocas do ano.

No turismo, as cidades litorâneas possuem uma excelente infra-estrutura (aeroportos, pousadas, hotéis, parques, etc). As praias se destacam pelas belezas naturais, principalmente no litoral catarinense. Há também o turismo histórico-cultural, com cidades de arquitetura do período da colonização italiana e alemã. As principais festasl da Região Sul, que são conhecidas nacionalmente e aquecem o turismo local são: Oktoberfest, Marejada e Festival de Inverno. Essas comemorações revelam a forte influência dos costumes alemães, portugueses e italianos na cultura local.

A economia é bem diversificada e desenvolvida. Destacam-se as indústrias de transformação, automobilística, têxtil, alimentícia, produtos eletrônicos e tecnológicos. Grande parte das cidades da região sul apresenta ótimos índices sociais e de qualidade de vida. É nesta região que se encontram as usina hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai), que abastecem grande parte do Brasil e até mesmo países vizinhos com sua energia gerada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário