A região Norte tem especial vocação no ecoturismo, por abrigar a maior parte da mais colossal floresta tropical do planeta — a Floresta Amazônica — tendo em seu pacote sua vasta flora, fauna, corredeiras, contatos com indígenas primitivos e trilhas; abrange ainda os maiores rios do mundo, em especial o rio Amazonas, que chega a alcançar cinquenta quilômetros de largura durante o período chuvoso. O turismo, nessa região, não se resume só à área do ecoturismo: o polo industrial de Manaus (Zona Franca de Manaus) também atrai muitas pessoas, pois tem a oferecer comércios de variados tipos mas com preços muito menores do que em outros lugares do país.
Outro grande “trunfo” do turismo dessa região é a uma festa regional que movimenta toda essa área e tem despertado o interesse a admiração de pessoas de todo o mundo: a festa de Parintins. Se trata de uma festa cultural que tem alguns pontos em comum com o carnaval, mas também apresenta várias diferenças: assim como o carnaval, a festa é realizada em céu aberto e em uma arena própria para o evento (no carnaval, cada estado tem seu local de desfile. Na festa de Parintins, a sede é fixa: o Bumbódromo). O evento acontece no último final de semana do mês de junho.
Outro ponto forte do turismo é a exploração de locais históricos como os situados em Belém, Boa Vista, Manaus e Rio Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário